quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Anfíbios

            Os anfíbios são animais vertebrados que se destacam por ter representantes que passam parte do seu ciclo de vida na água e outra parte no meio ambiente terrestre. 

Eles são cordados, possuem o esqueleto axial e apendicular, olhos com pálpebras. Tem respiração cutânea (pele úmida), pulmonar (pouco eficiente) e branquial (girinos). São dioices, a fecundação é externa (água) e o desenvolvimento é indireto.

    Os anfíbios podem ser classificados em três grupos:

      Anuros: São os anfíbios que não possuem cauda, são adaptados ao salto, emitem vocalizações para atrair fêmeas e defender territórios. Como exemplo de anfíbios anuros temos os sapos, rãs e pererecas. Muitas pessoas associam esses anuros ao mesmo animal, eu mesma pensava que a fêmea do sapo era a rã, mas eles possuem características que os tornam diferentes. 

Os sapos têm a pele mais seca e rugosa, são geralmente volumosos e com patas curtas que não possibilitam saltos de grande distâncias. Possuem glândulas paratóides que parecem verrugas, mas na verdade é onde produzem veneno. Geralmente esses animais são encontrados em áreas mais secas e procuram ambientes aquáticos apenas no momento da reprodução. 


Sapo Cururu. Disponível em: https://estudandoabiologia.files.wordpress.com/2012/09/sapo-cururu-2.jpg

As rãs são encontradas em diferentes famílias. Elas  apresentam a pele lisa, uma cintura robusta, grande capacidade de saltar, habilidade para natação por causa da presença de membranas interdigitais entre os dedos. São encontradas próximas a lagos e outros lugares úmidos. 


Rã verde. Disponível em:  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f2/Hyla_arborea01.jpg/280px-Hyla_arborea01.jpg

As pererecas apresentam membros bastante desenvolvidos que lhe permitem grandes saltos, apresentam ventosas adesivas na ponta dos dedos e que tornam as pererecas capazes de escalar superfícies.


Perereca-Curupira. Disponível em: https://www.anfibiosdasaraucarias.com.br/assets/especies/09_perereca-curupira/09_perereca-curupira_03.jpg


Urodelos: Os anfíbios urodelos possuem corpo com formato alongado. Possuem cauda, possuem quatro membros (patas curtas), que usam para se locomover, apresentam a capacidade de regeneração de cauda e membros. 

Como exemplos de urodelos temos a salamandra e o tritão.


Tritão-de-ventre-laranja. 
Disponível em: 
https://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/lissotriton-boscai-o-tritao-d
e-ventre-laranja-
2/Lissotriton-Boscai-O-Trit%C3%A3o-de-ventre-laranja-4.jpg

Gymnophiona: São animais sem patas, com pele esguia e segmentada, com olhos pequenos recobertos por pele, extremamente adaptados à vida subterrânea. 

Como exemplos temos as cobras-cegas e as cecílias.

Cobra-cega.
Disponível em: https://s2.glbimg.com/4cpVPMQAt_qk8fVlVGm0JyDC7Ng=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2020/07/03/235801_web.jpg



REFERÊNCIAS:   

Anfíbios, características, classificação, reprodução



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crocodilianos e Quelônios

Quelônios      A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul, pode atingir 80 cm de comprimento por 60 cm de lar...