terça-feira, 28 de setembro de 2021

Crocodilianos e Quelônios

Quelônios


    A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul, pode atingir 80 cm de comprimento por 60 cm de largura. Possui casco acinzentado na região do dorso, casco ósseo é coberto por placas córneas, compreende a carapaça achatada, com manchas escuras. 
Disponível em:
https://th.bing.com/th/id/R.ca0c748d9ee9baa5a102181cb9a51886?rik=x04c6YAmex1vNQ&pid=ImgRaw&r=0


Preparo e povoamento do viveiro:
    Sendo exposto a raios solares durante uma semana, executa-se a limpeza das laterais e do fundo do viveiro, eliminando os materiais de construções, restos vegetais, vidros, plásticos, entre outros.
    Logo após, implementa o abastecimento do viveiro e seu povoamento, respeitando a densidade de 1 tartaruga/2m² de área alagada.
Disponível em:
https://blogdafloresta.com.br/folhafl/wp-content/uploads/2015/07/projeto-pe-de-pincha-blogdafloresta_9.jpg


Manejo alimentar:
    As tartarugas com 13 meses (fase 1) são alimentadas duas vezes ao dia, sendo incluída uma dieta com ração extrusada feita para peixes onívoros (com 34% de proteína bruta) com um intervalo de 4 horas para cada alimentação.
    Alcançando os 32 meses (fase 2), vão passar a ter apenas uma alimentação ao dia com a mesma dieta, porém com um decréscimo de 10% de proteína bruta no arraçoamento.

Biometrias:
No decorrer de todo o cultivo, progressivamente de 4 meses são realizadas avaliações biométricas, usando apenas uma décima parte do lote, com o intuito de analisar o desempenho corporal, conversão alimentar, ganho de massa e a presença de ectoparasitas.

Determinação de sexo:
    Para determinar o sexo do animal será necessário avaliar estes quesitos abaixo:

Macho
  • Cauda espessa e comprida.
  • Cloaca próxima das extremidades.
  • Comparando os animais de sexo opostos da mesma idade e verá que o macho será o menor.
Fêmea

  • Cloaca entre a base e a extremidade da cauda.
  • Cauda mais curta e menos espessa.

Disponível em: https://i.pinimg.com/736x/9c/c4/28/9cc4283f8f76314671c056174f1d56a0--male-or-female-a-turtle.jpg


Crocodilianos




Disponível em: http://longbayoucondos.com/~longba6/AlligatorSkip_color.gif



Espécies de crocodilianos mais ocorrentes no Brasil
    Não existem crocodilos de água salgada no Brasil, porém no nosso país vivem jacarés de água doce. 
    A diferença entre os jacarés dos crocodilos:
  • Ingerem plantas e frutos.
  • O jacaré possui uma cabeça mais curta e mais larga
  • Focinhos mais avantajados.
Jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare)

  • Focinho longo.
  • Chega a 3 metros de comprimento.
  • Escamas osteodérmicas desenvolvidas.
    Atualmente esta espécie se encontra na bacia do rio Paraguai, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. No decorrer da seca, estes animais vivem em rios, riachos e lagoas artificiais. É uma excelente fonte de proteína animal por haver baixos valores de colesterol, valor biológico e alta digestibilidade.
Caiman Yacare. 
Disponível em: https://th.bing.com/th/id/AMMS_026ed855c8a1cdb950d22cc77bb1ce83?pid=ImgDet&rs=1

Jacaré-Açu (Melanosuchus niger)

    Encontra-se em ameaça de extinção por ter uma carne apetitosa e pele desejável, vivendo em média de 80 anos. Reproduzem uma vez ao ano, apesar disso, a fêmea pode pôr até 50 ovos. Bem como, sendo um dos maiores jacarés, sendo capaz de atingir 6 metros de comprimento e peso de 300 kg, apresentando uma coloração escura com faixas amarelas , se alimentam de peixes , caranguejos e pássaros. Se habituam em rios com águas calmas , lagoas e áreas de várzea.

Melanosuchus Niger. 
Disponível em: https://st4.depositphotos.com/18212132/20059/i/1600/depositphotos_200598274-stock-photo-black-caiman-melanosuchus-niger.jpg

Jacaré-do-Papo-Amarelo (Caiman latirostris)
    O objetivo principal da atividade de criação do jacaré-do-papo-amarelo é o aproveitamento total do animal, da urina fixador em perfumaria, até sua carne e peles de qualidade nutritiva, tornando-se uma atividade ecológica e sendo viável economicamente.
Caiman Latirostris.
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfb5oF6jxdyZE-gxRuj8vMfya3ynL1Ig92A39c531oyJiKkjzAqNiS7LHtIocpM8jSjs9GVvHw631Vj-_DKFJJtSaPup0TvqMzPRWzMrtplL-ultDbfudkwbvIQDn8uJ1EYIqGt77s4vQ/s1600/DSC_3074.JPG
 

Jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus)
    Sendo uma espécie pequena comparado aos outros jacarés, o macho atinge 1,7 a 2,3 m de comprimento já as fêmeas 1,5 m. Tendo uma cauda menos flexível e faixas escuras no corpo com um fundo amarelado e ventre esbranquiçado. No entanto há uma desvalorização comercial com a sua pele, causando o desinteresse em cultivar.
Paleosuchus Trigonatus. 
Disponível em: https://th.bing.com/th/id/R.1ed60700b543b70f042486a3b0ccfaf1?rik=q36VH1Xm7WL2Kg&riu=http%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fjo%2Fg1%2Ff%2Foriginal%2F2014%2F12%2F30%2Fjacare-coroa_4.jpg&ehk=vJizQrJnNRNP994eC0zCNfIvYQkHLPkAPufbC%2FqWyFI%3D&risl=&pid=ImgRaw&r=0

Jacaretinga (Caiman crocodilus) 
    Possuindo uma maior distribuição, sendo cultivado no estado do Amazonas com o destino a São Paulo para comercialização. Foi a espécie com mais capturas ilegais. Encontra-se em grandes rios, represas e tanques de piscicultura.

Caiman Crocodilus. Disponível em:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Spectacled_Caiman.JPG
    Os sistemas de criação autorizados no país são do modelo fechado ou farming , com todas as fases do ciclo sendo em cativeiro ,desde a produção até o abate. E também podendo ser coletados os ovos na natureza e levados ao criatório. Importante ressaltar que é necessário ter uma licença viabilizada pelo IBAMA para poder criar jacarés.

Modelos de criação:
  • Ciclo farming.
  • Cativeiro (cópula, incubação, postura, eclosão dos ovos e desenvolvimento dos filhotes).

  • Ciclo ranching.
  • Habitats naturais (cópula, nidificação, construção de ninhos e postura).

  • Raça comercial ou harvesting.
  • Todas as etapas são feitas em habitats naturais.

Estados Produtores
    Segundo os dados da Embrapa Pantanal, o Mato Grosso é o maior produtor de cultivo de jacarés do Brasil, com 51 fazendas de criação ranching. Outros estados também são grandes criadores, o Mato Grosso do Sul é o segundo maior, criando anualmente cerca de 50 mil animais. São Paulo também é um dos criadores de Jacarés com destaque, e também é o maior consumidor, cultiva mais de 26 mil e consome cerca de 100 jacarés por dia. O Estado de Alagoas é o maior exportador de peles e cria 22 mil jacarés por ano.

Cadeia produtiva
    Cadeia produtiva é uma atividade desenvolvida para obter a pele e a carne de jacaré. A carne passou a ser um produto de maior demanda para comercialização, apesar de antes ser considerado um subproduto.
As etapas da cadeia produtiva do jacaré são mostradas abaixo :



Carne de Jacaré

    A carne apresenta qualidade de primeira, um sabor suave, semelhante com a de lagosta. É considerada por países orientais um produto fino. A carne deve sair de criadouros comerciais autorizados pelo IBAMA e estar dentro das leis de normas de qualidade do MAPA, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

    Os cortes realizados na carne são filé de cauda, filé de dorso, filé de lombo e membros, outros novos tipos de cortes na cauda foram criados para ter mais opções de comercialização. Após os cortes já citados a carcaça de jacaré já limpo e sem pele, são separados por cortes como ponta de cauda, filé de cauda, filé de lombo, filé de dorso, filé mignon, coxa, iscas e sobrecoxas. A carne é adquirida por restaurantes especialistas em pratos exóticos.


Pele de Jacaré

     O corte na produção de peles varia de acordo com as exigências do comprador. A indústria apresenta dois cortes, Belly e Hornback. o corte Belly exibe a parte da linha dorsal até o limite da cauda, o Hornback vai da média ventral até as regiões do pescoço, tronco e cauda.

    A pele é congelada após o abate e a esfola, nos curtumes ela é conservada, descongelada e acrescida. O Brasil possui um grande estoque de peles e já foi responsável por milhões de produções de pele de jacaré. 

Outros subprodutos 

    Os dentes e a banha do jacaré também podem servir para fabricar outros produtos como colares e cosméticos, as vísceras para produção de farinha de carne, seus miúdos para fabricação de ração de animais carnívoros, a carcaça serve também para fabricação de farinha e ração, para artesanato as patas e as cabeças, a urina também pode ser usada para a fabricação de fixador na indústria de perfumes. 




Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crocodilianos e Quelônios

Quelônios      A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul, pode atingir 80 cm de comprimento por 60 cm de lar...